“Sorriso Feliz”: Há 17 anos a promover bocas saudáveis em Portugal

“Sorriso Feliz”: Há 17 anos a promover bocas saudáveis em Portugal

Pioneiro em Portugal, o Programa “Sorriso Feliz”, da Legião da Boa Vontade (LBV) teve início em outubro de 2001 e promove a realização de uma rotina diária de saúde oral junto das crianças nas escolas, infantários e associações.

O programa trabalha quatro valências: Unidades Móveis de saúde Oral, Escovários Sociais, Clínicas Solidárias e o PROASO – Programa de Agentes Comunitários de Saúde Oral, esta valência presta formação a voluntários da Instituição ou de associações parceiras, por meio de oficinas teórico-práticas, ministradas sob a supervisão técnica de médicos dentistas e higienistas orais, da equipa da LBV.

São mais de 200 parceiros sociais a beneficiar desta ação no Porto, Coimbra e Lisboa, entre eles, o ATL da Biquinha; Fundação Padre Luís (Vila Nova de Gaia); Jardim de Infância “O Mineiro” (Gondomar); Centro Comunitário “Espaço de Crescer” (Gondomar); Crevide – Moscavide; Externato Pré-Escolar MegaKids – Vialonga; Centro de Santa Clara de Assis – Bairro do Zambujal; Centro Infantil de São Gerardo – Alto da Cova da Moura; Jardim de Infância Dra. Odete Isabel; Centro Social e Cultural Nossa Senhora dos Milagres; Jardim de Infância Nossa Senhora de Fátima; Escola Básica de 1.º Ciclo do Ingote.

A prevenção é, como se diz, “o melhor remédio” para evitar doenças orais como a cárie, entre outras que levaram a que muitos portugueses perdessem os dentes naturais como confirmam os últimos dados do Barómetro da Saúde Oral (2017), da Ordem dos Médicos Dentistas que informa que 68% dos portugueses têm falta de dentes naturais, 30% destes têm falta de seis ou mais dentes, influenciando a capacidade de mastigar e 57% que têm falta de dentes naturais não têm nada a substitui-los.
Mais de 97% dos portugueses diz ter bons hábitos de higiene oral relativamente à escovagem dos dentes, mas só 30,1% usa fio dentário e 54,3% completa a sua rotina de higiene oral com o uso de elixir. 27,1% dos portugueses não visitam o médico dentista ou só o fazem em caso de urgência.
Pode constatar-se ainda que 60,6% dos menores de 6 anos nunca visitaram um médico dentista.

Estes dados confirmam a importância da realização de uma correta higiene oral desde o nascimento, propagada pelo Programa Sorriso Feliz (LBV).
Uma correta higiene oral previne o crescimento das bactérias evitando o aparecimento de doenças como a cárie, a gengivite cuja evolução dá lugar à periodontite e o mau hálito, entre outras patologias.

Os 17 anos do Programa Sorriso Feliz serão assinalados nas intervenções do referido programa da LBV, nas seguintes datas e locais:

LISBOA
26 de outubro | 09h30 às 12h00
Atividade lúdica, realização de uma correta escovagem dos dentes e rastreios junto das crianças do Centro Infantil de São Gerardo – Alto da Cova da Moura.

PORTO
29 de outubro | 09h30 às 13h00
Sessão educativa e realização de escovagem dentária para as crianças que frequentam a sala dos 4 anos do Centro Social da Fonte da Moura.

Compartilhar este post