Rede STCP com mudanças a partir de 3 de agosto

Rede STCP com mudanças a partir de 3 de agosto

Linhas de autocarro com novos trajetos e novas paragens. Criada nova linha que liga a Casa da Música a Campanhã.

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de agosto, além da Rede de autocarros da STCP – Sociedade de Transportes Colectivos do Porto passar a circular mediante o “horário de Agosto”, um conjunto de linhas irá ser alvo de ações de beneficiação nos percursos. Estas ações fazem parte de um conjunto de medidas de melhoria que têm vindo a ser implementadas pela empresa, desde o passado mês de maio, com o objetivo de «reforçar a qualidade» do serviço de transporte público rodoviário prestado.

Linha ZC (Zona Campanhã)

Esta linha prolonga o atual percurso e assume como “destino de ida” Areias e “destino de volta” Estádio do Dragão. O prolongamento verifica-se entre a Corujeira e o Estádio do Dragão, permitindo uma nova ligação ao Metro.

Esta ligação «beneficia muito a mobilidade na zona da Corujeira/ Falcão, devido à possibilidade de transbordo direto para o Metro, no Dragão, e à proximidade com o Continente/ Alameda Shop and Spot, mantendo-se todo o anterior percurso em que se destaca como ponto de relevo a passagem na estação da CP e do metro em Campanhã», avança na STCP em comunicado.

Esta linha permite também articulação direta para a nova linha 403, que vai ligar Campanhã à Casa da Música pela marginal do rio Douro (até ao Museu do Carro Elétrico).

 

Linha 200 (Bolhão-Castelo do Queijo)

Esta linha vai verificar um prolongamento à Rotunda da Anémona, apenas no período de verão e enquanto vigorarem os “horários de agosto”, de forma a oferecer uma maior proximidade às praias de Matosinhos.

 

Linha 203 (Marquês-Castelo do Queijo)

Nesta linha, assim como a L200, vai verificar-se um prolongamento à Rotunda da Anémona, apenas no período de verão e enquanto vigorarem os “horários de agosto”.

A linha 203 beneficiará ainda de uma simplificação do trajeto na Av. Marechal Gomes da Costa, zona de Serralves, deixando de efetuar o percurso no Bairro Gomes da Costa, «para a ser possível uma ligação mais rápida entre a Pr. Império e a Av. Boavista/Casa da Música».

 

Linha 207 (Campanhã-Mercado da Foz)

Esta linha, que atualmente só opera aos dias úteis e sábados de manhã, passa a ter serviço aos fins de semana e feriados.

Esta linha vai ter uma alteração no percurso entre o Bairro Gomes da Costa e a Av. Marechal Gomes da Costa, que aproxima a linha à entrada do Museu de Serralves. Este espaço passa a ter uma a ligação direta à Baixa e a Campanhã, também aos fins de semana, com paragem mesmo junto à porta do Museu.

 

Linha 209 (Pasteleira-Prelada)

Esta linha terá uma simplificação de percurso em Lordelo, passando a seguir a direito na R. Campo Alegre no sentido Prelada-Pasteleira.

A linha deverá, com estas alterações, conseguir melhor regularidade e fiabilidade e ainda maior rapidez no percurso para os moradores dos bairros junto ao Fluvial e Arrábida.
A Linha 503 passará a ser a nova alternativa de mobilidade para o excerto de percurso que será desativado na linha 209, nomeadamente para as ruas de António Patrício e Venezuela.

 

Linha 304 (Aliados-Sta. Luzia)

Tem alteração nos dois términos e nova denominação. Na Baixa, a linha passa a terminar nos Aliados, juntamente com a Linha 600, reforçando o percurso desta até à interseção da Rua do Eng. Carlos Amarante/ Rua do Amial. Este eixo tem «muita procura», pelo que a 304 irá equilibrar a oferta e disponibilizar um maior número de lugares, importante nesta fase que o país se encontra.

Deste modo, a Linha 304 deixa de circular pelas Pça. Carlos Alberto e R. Mártires da Liberdade (só o fazia no sentido St. Luzia), ganhando em cumprimento de serviço, pois este trajeto era afetado por estacionamento indevido.

Em Santa Luzia, o término da linha assume um ano nova localização, junto ao Hotel Star Inn.

 

Linha 403 [Boavista (Casa da Música) -Campanhã]

Trata-se de uma nova linha que resulta da junção de percursos (e extinção) das linhas ZR e ZM.

Vai fazer a ligação, entre a zona da Boavista/Casa da Música e Massarelos (Museu do Carro Eléctrico), e depois percorrendo toda a marginal pela Alfândega, Ribeira, Freixo faz a ligação com a Estação de Campanhã.

«Sem dúvida, esta é uma linha com interesse de mobilidade para as populações locais e para quem trabalha ou tem eventos na marginal do rio Douro, mas assume também interesse turístico pela paisagem de que poderão desfrutar os passageiros da mesma entre o Museu do Carro Elétrico e a Marina do Freixo. A ligação pela linha 403 do Metro/Casa da Música ou da Estação de Campanhã às diversas unidades de alojamento turístico na marginal do rio Douro será também certamente uma mais valia para estas, destacando que apenas com um transbordo os clientes destes alojamentos hoteleiros terão uma excelente ligação em transporte público ao Aeroporto (em ambos os términos)», pode ler-se no mesmo documento.

 

Linha 503 [Boavista (Bom Sucesso) -Gatões]

Muda o seu término da Casa da Música para o Bom Sucesso e assume uma nova ligação direta em transporte público que não se verificava na rede da STCP.

A nova zona habitacional de Mota Pinto (junto ao Pinheiro Manso) e a zona industrial do Porto passa a ter uma ligação direta ao Pólo universitário do Campo Alegre. A Rua da Venezuela assume um novo par de paragens.

A linha 503 mantém como pontos de articulação com o metro as paragens do Viso e Vasco da Gama (Senhora da Hora), pelo que os clientes que pretendem transbordo do metro para esta linha que segue para Gatões poderão optar por estes locais para o devido transbordo.

 

Linha 900 (Cordoaria-Santo Ovídio)

A Linha 900 é redefinida em Vila Nova de Gaia, bem como no Porto. Em Gaia, faz novo percurso no Cais de Gaia alcançando a Rua Cândido dos Reis e tem simplificação de trajeto em Soares dos Reis. No lado do Porto, a linha deixa de circular em Mouzinho da Silveira em direção à Trindade, onde se sobrepõe com trajetos de outras linhas da STCP e assume um novo percurso desde o Infante até à Cordoaria pela marginal do rio Douro até ao Museu do Carro Elétrico e depois via rua da Restauração.

Com esta alteração, a população de Gaia e de Miragaia ganha uma ligação direta à marginal do rio e à Cordoaria/Hospital de Santo António. É, assim, criada uma ligação em modo autocarro na Rua da Restauração (servida unicamente pela linha 18 de carros elétricos), sendo uma alternativa para chegar à Baixa e evitar o fluxo maior de trânsito da Ribeira para o Centro da cidade.

 

Linha 903 (Boavista – Vilar do Paraíso)

Esta linha passa a ser prolongada até Vilar do Paraíso pela Via 12 e assume nova designação. Com três novos pares de paragens, é desenvolvida uma nova mobilidade local que permite uma ligação desta nova zona habitacional e comercial de Vilar do Paraíso ao metro em Santo Ovídio, bem como a outros locais onde a linha 903 passa, como por exemplo, Av. República, Gaia Shopping, Coimbrões, Candal, Arrábida Shopping e Boavista.

 

«É importante destacar que as modificações levadas a cabo nos últimos meses na Rede STCP são resultado de uma análise contínua realizada pela empresa em torno das necessidades dos clientes, bem como do trabalho realizado em conjunto com as autarquias dos seis concelhos onde opera (Porto, Gaia, Gondomar, Maia, Matosinhos e Valongo)».

 

Horário de AGOSTO

A partir de 3 de agosto entra em vigor o “Horário de AGOSTO” para as linhas em modo autocarro.

Os horários das Linhas STCP encontram-se disponíveis para consulta nas paragens e no site www.stcp.pt.

 

Fotografia com direitos reservados

Compartilhar este post