Ouro para Portugal conquistado por mãos maiatas

Ouro para Portugal conquistado por mãos maiatas

O grupo feminino do Acro Clube da Maia, Beatriz Carneiro, Rita Ferreira e Bruna Gonçalves conquistou a Medalha de Ouro na 10ª Competição Mundial por Grupos de Idade de Ginástica Acrobática, escalão 13-19 anos. As campeãs serão esta tarde recebidas no Aeroporto Francisco Sá Carneiro pelo presidente da Câmara Municipal da Maia.

Com uma pontuação de 29.050 no Exercício de Equilíbrio, o trio ultrapassou a Bélgica e Israel, 2º e 3º qualificado, respetivamente. Duas das ginastas, Rita Ferreira e Beatriz Carneiro, integraram o grupo júnior que se sagrou Campeão da Europa, em outubro passado.
Portugal conquistou hoje, também, a Medalha de Bronze na categoria Par Misto, no escalão 12-18 anos. Tomás Cardoso e Leonor Cartaxo, do Ginásio Clube Português, alcançaram o uma pontuação de 28.000, com o exercício combinado, ficando atrás da Grã-Bretanha e da Rússia, 1ª e 2ª classificado, respetivamente.
A decorrer em Antuérpia, na Bélgica, desde o dia 4 de abril, esta tem sido uma competição cheia de emoções. Ontem, os ginastas Manuel Candeias e Madalena Cavilhas do Ginásio Clube Português, garantiram o apuramento para os Jogos Olímpicos da Juventude, a realizar em setembro, em Buenos Aires. Esta será a primeira vez que a Ginástica Acrobática marcará presença nos Jogos Olímpicos da Juventude, um momento histórico também para o jovem Par Misto português.
No escalão 11-16 anos, cuja competição decorreu entre 4 e 6 de Abril, Portugal conquistou ainda a medalha de Bronze na categoria Par Feminino, com a dupla Mariana Alegre e Leonor Mendes do AgCC.
Com um total de 39 ginastas, de seis clubes nacionais, Portugal teve uma das maiores delegações participantes. No escalão 11-16 anos a nossa seleção foi representada por dois Pares Femininos, dois Pares Masculino, dois Pares Mistos e dois Grupos Femininos. No escalão 12-18 anos tivemos um Par Feminino, dois Pares Mistos e dois Grupos Femininos. E, por fim, no escalão 13-19 anos Portugal foi a competição dois Pares Masculinos, um Par Misto e um Grupo Feminino.
No total participaram nesta competição 705 jovens ginastas provenientes de cerca de quatro dezenas de países.
A 10ª Competição Mundial por Grupos de Idade de Ginástica Acrobática 2018 antecede a realização do Campeonato do Mundo da disciplina, que tem início esta sexta-feira, dia 13 de abril e onde Portugal também participa.

Escalão 12-18 anos
Par Misto
Tomás Cardoso I Leonor Cartaxo (GCP) – 28.000 – 3ºlugar e Medalha de Bronze

Par Feminino
Marta oliveira I Beatriz Domingos  (GCP) – 26.700 – 7º lugar

Grupo Feminino
Filipa Henriques I Liana Asseiceiro I Maria Gaspar (SEA)  – 27.050 (8º lugar)

Escalão 13-19 anos
Grupo Feminino
Rita Ferreira I Beatriz Carneiro I Bruna Gonçalves (AcroCM)  29.050 (1º lugar) Medalha de Ouro

Par Misto
Manuel Candeias I Madalena Cavilhas (GCP) – 27.800  (5ª lugar)

Par Masculino
Tomás Filipe I Henrique Branco (GDSC) –  27.300 (4º lugar)

 

Compartilhar este post