Fórum da Maia com diversas atividades para o próximo mês de maio

Fórum da Maia com diversas atividades para o próximo mês de maio

No próximo mês de maio, o Fórum da Maia acolhe diversas atividades.

Exposição “Gnothi Seauton –  A essência de um ser”
Até dia 4 de maio, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 18h00, estará na Galeria da Torre do Lidador, na Maia a primeira exposição de Luciano Freixedelo. Esta exposição surgiu numa descoberta do autor em relação a ele próprio “era procurar conhecer-me a mim mesmo – Gnothi Seauton – tradução livre do grego sobre a expressão que estaria escrita à entrada do Templo de Delfos.”. Esta viagem introspetiva fez com que Luciano começasse a pintar “da alma sai-me cada traço, cada pincelada. Sem nenhum estilo preferente, gosto de me desafiar a mim próprio e tentar novas técnicas”.
“Esta exposição reúne 25 telas pintadas em acrílico, passando por estilos desde temas religiosos até abstratos. Cada tela tem um grande significado para mim. Nenhum foi pintado “ao acaso”. Todos têm um propósito, uma identidade, uma ideia.
O desafio é que cada visitante, amante de arte ou não, consiga sentir a emoção contida em cada tela. À sua maneira, com a sua própria forma de sentir, com os seus sentidos e os seus sentimentos lhe dê um significado, uma familiaridade.”
Luciano Freixedelo nasceu em 1976 em Paris, mas atualmente residente na maia.

“Música e palavras – Obras da coleção de Serralves”
Está em exibição até dia 10 de maio, a exposição “Música e palavras – Obras da coleção de Serralves” que apresenta um percurso dentro da Coleção de Serralves por peças criadas em diferentes contextos históricos e geográficos, mas que se relacionam entre si. A exposição poderá ser visitada de forma gratuita de terça a domingo das 9h00 às 22h00 no Fórum da Maia e no Centr’Art.
Desde a visão estética do acontecimento, ao papel do artista como performer, passando por práticas sonoras experimentais, esta mostra propõe uma aproximação à experiência sonora a partir da sua dimensão social no contexto contemporâneo. A materialidade do som, o poder da palavra como ferramenta sonora, a catarse envolvente dos elementos musicais e alusões à frenética estética do videoclipe, criam, nesta exposição, um percurso com diferentes propostas, ligadas de maneira mais ou menos transversal, ao som, à música e à palavra. 

Música e palavras – Serviço Educativo do museu de Serralves
Oficina ruídos, sons e silêncios
No próximo dia 5, das 10h30 às 12h30, o Fórum da Maia convida a conhecer melhor as obras de arte propostas por “Música e Palavras – Obras da Coleção de Serralves”. É uma atividade gratuita, em família, em que o objetivo é imaginar que tudo é possível, até mesmo ao entrar noutra dimensão.

“Commedia a La Carte – Os melhores do mundo”
No dia 17 de maio, a “Commedia a La Carte” leva o espetáculo “Os melhores do mundo”, até ao Grande Auditório do Fórum da Maia pelas 21h30.
César Mourão e Carlos M. Cunha contam com a presença do melhor improvisador colombiano do Mundo, Gustavo Miranda, e juntos farão a melhor selecção de improvisação do Mundo. A duração do espetáculo é de 90 minutos, destinada a pessoas com mais de 12 anos de idade, com um custo único associado de 20€.

Exposição Coletiva de Pintura“Anzol“
De 18 a 31 de maio, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 18h00, na Galeria da Torre Lidador, irá ser apresentada uma exposição de pintura gratuita, cujo tema principal é o “Anzol”.
Existe uma enorme variedade de anzóis no mundo da pesca. Tamanhos, desenhos, formas e materiais são todos variáveis dependendo da modalidade da pesca e da espécie que se deseje capturar. A exposição Anzol capta o ponto de vista de diferentes autores tendo como referência o anzol, como imagem ou conceito. Os diversos resultados são o culminar do Projeto final de ano 2016/17 dos alunos do curso de Desenho e Pintura d’A Casa ao Lado – Centro Artístico. Os alunos tiveram um tema e suporte em comum, sendo o tema o Anzol, e o suporte tela 92 x 120 cm.

Exposição “Nowadays & Today (reality is a state of mind)”
De 18 a 31 de maio, de terças a domingos das 9h00 às 22h00, o Fórum da Maia e o Centr’Art, oferecem uma proposta expositiva de “Nowadays & Today”, um projeto comum desenvolvido por André Lemos Pinto & Paulo Moreira, a partir de 2015. Mostram o resultado de um itinerário de trabalho conjunto. O conjunto de trabalhos apresentados inflete sobre as experiências do quotidiano destes artistas, com certeza de raízes diferentes, expressas diferentemente quanto ao seu aspeto formal, mas que se pretendem num único trilho de pensamento. Território onde a realidade se constrói dos escombros das memórias, para figurar, após ter sido filtrada pelos seus próprios mecanismos. A exposição é igualmente gratuita.

“Hakuna Matata” – ProtagonizaMagia Associação Cultural
No dia 26 de maio, pelas 16h00, irá ser apresentado o musical infantil “Hakuna Matata” no Grande Auditório do Forum da Maia, pela ProtagonizaMagia, uma Associação cultural direcionada para eventos e espectáculos.
Este musical leva as crianças numa viagem pela vida do suricata mais conhecido da savana. Em tom de sinopse, a história baseia-se num suricata que quando cresce, decide deixar os pais e partir à aventura rumo à cidade grande. E é lá que vive as maiores aventuras que alguma vez sonhou viver. Entre divertidas peripécias com a diretora do jardim zoológico e encontros inesperados ele apercebe-se que o seu coração está na selva, junto da sua família e dos seus amigos. Decide então, depois de muitas aventuras, regressar a casa. Ele só não sabia que o dia do seu regresso era também o dia da grande festa de nascimento do novo rei da selva. E a aventura nunca acaba, pois é nesse dia que conhece aquele que será o seu companheiro para a vida.
O bilhete tem um preço único de 7€.

Compartilhar este post