“Na minha BD” vence Bolsa de Mérito Cultural

“Na minha BD” vence Bolsa de Mérito Cultural

Biblioteca Municipal premeia projeto de promoção de leitura. 

No âmbito da comemoração dos seus 25 anos, a Biblioteca Municipal da Maia criou a Bolsa de Mérito Cultural – Projetos de Promoção da Leitura, com o propósito de premiar projetos inovadores a serem desenvolvidos no concelho da Maia.

Os projetos permitem reconhecer e valorizar publicamente a importância da leitura numa sociedade ativa e participativa.

“Na minha BD” de Daniel Costa foi a proposta vencedora da Bolsa de Mérito Cultural – Projetos de Promoção da Leitura, apresentada publicamente, na passada quarta-feira, dia 18 de setembro, na Biblioteca Municipal. Ao vencedor foi entregue um prémio no valor de 2.500 euros.

Este projeto, a ser desenvolvido no concelho da Maia, ambiciona a (co-)construção de livros originais de banda desenhada, através de uma metodologia participativa e adaptada ao público-alvo. Daqui decorrentes, são objetivos da intervenção: desenvolver a literacia na sua vertente de leitura/escrita, enfatizando a sua relação e influência mútua; desenvolver a literacia na sua vertente visual; desenvolver a expressividade criativa, nas suas vertentes verbal e não-verbal; fomentar a motivação para a leitura e para o prazer de ler; aumentar a autoeficácia no que diz respeito à literacia e expressão; estimular o pensamento crítico e reflexivo; promover a apropriação da prática social e dos seus produtos; fomentar o trabalho em equipa e a construção coletiva de significados; estabelecer parcerias e articulações entre diversos atores institucionais em torno de um programa de ação inovador e original, no campo da literacia.

Compartilhar este post