Biblioteca Municipal premeia projeto de promoção de leitura. 

No âmbito da comemoração dos seus 25 anos, a Biblioteca Municipal da Maia criou a Bolsa de Mérito Cultural – Projetos de Promoção da Leitura, com o propósito de premiar projetos inovadores a serem desenvolvidos no concelho da Maia.

Os projetos permitem reconhecer e valorizar publicamente a importância da leitura numa sociedade ativa e participativa.

“Na minha BD” de Daniel Costa foi a proposta vencedora da Bolsa de Mérito Cultural – Projetos de Promoção da Leitura, apresentada publicamente, na passada quarta-feira, dia 18 de setembro, na Biblioteca Municipal. Ao vencedor foi entregue um prémio no valor de 2.500 euros.

Este projeto, a ser desenvolvido no concelho da Maia, ambiciona a (co-)construção de livros originais de banda desenhada, através de uma metodologia participativa e adaptada ao público-alvo. Daqui decorrentes, são objetivos da intervenção: desenvolver a literacia na sua vertente de leitura/escrita, enfatizando a sua relação e influência mútua; desenvolver a literacia na sua vertente visual; desenvolver a expressividade criativa, nas suas vertentes verbal e não-verbal; fomentar a motivação para a leitura e para o prazer de ler; aumentar a autoeficácia no que diz respeito à literacia e expressão; estimular o pensamento crítico e reflexivo; promover a apropriação da prática social e dos seus produtos; fomentar o trabalho em equipa e a construção coletiva de significados; estabelecer parcerias e articulações entre diversos atores institucionais em torno de um programa de ação inovador e original, no campo da literacia.

Deixe uma resposta