Mau tempo de volta com a depressão “Gisele”

Mau tempo de volta com a depressão “Gisele”

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) divulgou esta terça-feira, em comunicado, a existência de uma depressão intitulada “Gisele” que afetará Portugal Continental e a ilha da Madeira, trazendo novamente o mau tempo.

 No seguimento dos critérios de emissão estabelecidos, foi atribuído o nome “Gisele” a uma depressão centrada a norte/noroeste do arquipélago dos Açores e em deslocamento para leste.
Assim, prevê-se que a depressão “Gisele”, às 06 horas do próximo dia 14 de março, se encontre centrada em 48N 15W com uma pressão atmosférica prevista no seu centro de 968 hPa.
Esta depressão afetará de forma mais direta a região noroeste de Espanha e a região da Bretanha, seguindo depois a sua trajetória na direção das ilhas Britânicas.
Com a passagem de uma superfície frontal fria associada a esta depressão prevê-se para Portugal continental, a partir de dia 14, quarta-feira, um agravamento das condições meteorológicas, com ocorrência de precipitação, que pode por vezes ser forte, acompanhada de granizo e trovoada.
O vento irá também intensificar, em especial no litoral e nas terras altas.
No arquipélago da Madeira, prevê-se também agravamento das condições meteorológicas, com ocorrência de precipitação e intensificação do vento, em especial na noite de 14 para 15 de março.
A partir da tarde de dia 14, é esperado um aumento da agitação marítima em toda a costa ocidental do continente, assim como na costa norte da Madeira, com ondas com 4 a 5 metros.
A influência desta depressão em Portugal será sentida também nas zonas marítimas de responsabilidade nacional.

Para mais detalhes para a navegação marítima c onsultar: http://www.ipma.pt/pt/maritima/boletins/Para mais detalhes sobre a previsão meteorológica para os próximos dias consultar: http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.significativa

Ver localização no mapa <http://www.ipma.pt/pt/otempo/comunicados/>

Ler mais <http://www.ipma.pt/pt/geofisica/comunicados/>

 

Compartilhar este post