Maia tem um dos maiores rendimentos da AMP

Maia tem um dos maiores rendimentos da AMP

Município da Maia é o segundo da Área Metropolitana do Porto (AMP) com maior rendimento. Valores de distribuição são superiores ao da média nacional.

No ano de 2018, a Maia, teve o segundo valor mais alto da média de rendimentos da Área Metropolitana do Porto, de acordo com dados publicados este mês de julho pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

O rendimento bruto declarado mediano deduzido do IRS liquidado por sujeito passivo foi de 10.190 na Maia, acima da média Nacional (9.067) e do conjunto da Área Metropolitana do Porto (9.007). Dos 17 Municípios da AMP, apenas o Porto teve um rendimento superior ao da Maia (10 757).

Segundo o INE, o rendimento na Maia está melhor distribuído do que a média nacional. O indicador que traduz esta realidade, o rácio P80/P20, é de 2,95 em Portugal e 2,93 na Maia, porém, mostra estar pior distribuído do que a Área Metropolitana do Porto, cujo valores de rácio P80/P20 são de 2,88.

O coeficiente Gini, indicador habitualmente utilizado para sintetizar o grau de desigualdade de uma distribuição de rendimentos, na Maia, com 25,7, é inferior à média nacional (26,5) e da Área Metropolitana do Porto (26,4).

Compartilhar este post