Maia cria linha verde de apoio à utilização de tablets

Maia cria linha verde de apoio à utilização de tablets

O empréstimo de tablets e de internet móvel com três meses de acesso, disponibilizado pela Câmara Municipal da Maia aos alunos que necessitem deste tipo de equipamento, tem agora um número verde de apoio que entra em funcionamento já a partir desta na segunda-feira, 20 de abril.

O projeto Maia School4All desenhado pelo Município da Maia, através do seu pelouro da Educação, proporciona equipamentos, mas também várias ferramentas de aprendizagem online para alunos e professores. Foi criado um Campus da Educação online, reforçada a plataforma Participa+ e disponibilizado um Contact Center para pais, alunos e encarregados de educação.

António da Silva Tiago, presidente da Câmara Municipal da Maia, sublinha que «este esforço da autarquia permite que os jovens maiatos tenham todas as condições para continuarem o seu percurso educativo a partir de casa. Nesta, como em todas as outras frentes, a Câmara da Maia tem sido rápida, assertiva e imaginativa no apoio a toda a comunidade».

No final do 2º período letivo, os agrupamentos de escolas aferiram as necessidades dos seus alunos relativamente a equipamentos e internet. Na posse dessa informação, o Município avançou com a criação do banco de empréstimo de tablets e de aparelhos de conetividade de internet móvel com 3 meses de acesso incluído, em parceria com os agrupamentos de escolas do concelho e com a FAPEMAIA.

A Linha Verde Maia School4All, de apoio à utilização dos tablets emprestados, iniciará o seu funcionamento esta segunda-feira, dia 20 de abril, nos períodos 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00, de segunda a sexta-feira, através do número 800208249 (chamada gratuita).

No Portal da Educação da Maia (https://www.cm-maia.pt/p/educacao) foi criado o CAMPUS da Educação, com atividades para miúdos, para os mais miúdos ainda e para graúdos também. Semanalmente, são propostas atividades para as crianças do pré-escolar no CAMPUS da Educação |LUDI+, bem como para os alunos do 1º ciclo no CAMPUS da Educação | AEC, com atividades de Artes, de Agir, de Atividade Física e Desportiva e de Relaxamento. A Filosofia e a Oficina das Ciências não foram esquecidas, sendo também possível encontrar propostas para toda a família.

A Plataforma Participa+ (https://participamais.cm-maia.pt/) disponibiliza agora duas novas áreas: “Atividades em Família” e “Testa o Teu Conhecimento”.
Em “Atividades em Família” encontra-se um conjunto de atividades lúdicas sob a forma de desafios e concursos em áreas como Educação Física, Música, Dança, Escrita, entre outras, que possam ser realizadas em família. Em “Testa o teu Conhecimento”, os alunos podem resolver enigmas e explorar os conteúdos dos programas curriculares de Português, Matemática e Estudo do Meio, constituindo-se, desta forma, numa ferramenta de revisão e consolidação das aprendizagens. Esta plataforma permite um contacto direto entre o professor e os alunos da sua turma.

«Para que tudo decorra dentro da normalidade possível», avança a autarquia em comunicado, foi criado um Contact Center de apoio aos encarregados de educação, alunos, professores e educadores de infância, com atendimento assegurado por cerca de 100 professores e algumas equipas multidisciplinares, que via e-mail, telefone e/ou call usando o Microsoft Teams, darão suporte a toda a comunidade educativa sobre o acesso e a utilização da Plataforma Participa+, os conteúdos que são disponibilizados e principalmente auxílio no esclarecimento de dúvidas. Para beneficiar deste serviço, os professores e educadores de infância, encarregados de educação e alunos deverão aceder a https://juntospelaeducacao.lusoinfo.com/.

Recorde-se que a Câmara Municipal da Maia tinha já o projeto SUPERTABI Maia, projeto de inovação pedagógica que atua em 3 vértices – equipamentos, alteração de práticas pedagógicas e ambiente. Mais do que nunca, a utilização das novas tecnologias ao serviço da educação e do agudizar e incentivar à atitude exploratória dos alunos, tendo o professor como um orientador das aprendizagens nunca fez tanto sentido como hoje e como fará no futuro. Esta metamorfose das metodologias de ensino e aprendizagem que tem vindo a ser incentivadas pela autarquia e abraçada por agrupamentos, professores, alunos e encarregados de educação, estar, com toda a certeza, a consolidar-se num contexto de aprendizagem nos próximos anos.

Compartilhar este post