Maia assume compromisso de atingir 100% de plástico reciclável nas embalagens até 2025

Maia assume compromisso de atingir 100% de plástico reciclável nas embalagens até 2025

O Município da Maia, através da Maiambiente, é um dos membros fundadores do “Pacto Português para os Plásticos”, assumindo o compromisso comum, entre várias entidades, para atingir 100% de plástico reciclável nas embalagens até 2025. O objetivo é, em conjunto, solucionar, na origem, os problemas associados ao plástico, em direção a uma economia circular dos plásticos.

Para o concelho da Maia esta é «uma oportunidade de integrar um conjunto de parceiros com objetivos comuns, interligados numa rede de conhecimento nacional e internacional em matéria de gestão de resíduos de plástico, sua circularidade e valorização», e envolver-se na elaboração do plano de ação para 2025 e novas sinergias para a economia circular.

Esta parceria contribuirá para «melhorar o desempenho, face ao rumo traçado e projetos em curso, nomeadamente ao nível do aumento da recolha seletiva de embalagens de plástico e cumprimento das metas estabelecidas pela União Europeia». Permitirá ainda o «desenvolvimento de estratégias de comunicação e sensibilização da população, determinantes na melhoria das práticas individuais de separação de resíduos».

O projeto Pacto Português do Plástico é coordenado pela Associação Smart Waste Portugal, com o apoio do Ministério do Ambiente e da Ação Climática e da rede de Pactos para os Plásticos da Fundação Ellen MacArthur.

Compartilhar este post