José Miguel Borges em recital no Dia de Ramos

José Miguel Borges em recital no Dia de Ramos

O auditório do Fórum Jovem da Maia acolhe, no próximo dia 14 de abril, pelas 18 horas, um Recital de Dia de Ramos, pelo jovem pianista maiato José Miguel Borges, numa iniciativa com o apoio do Pelouro da Juventude da Câmara Municipal da Maia.

Do programa do Recital consta obras de Johann Sebastian Bach, prelúdio e fuga em fá m (1º volume); Wolfgang Amadeus Mozart, sonata nº 18 em ré M; Frédéric Chopin, estudo op. 10 nº 8 e Prokofiev, sonata nº 6.

José Miguel da Silva Borges nasceu no Porto, a 30 de janeiro de 2000, e iniciou os seus estudos musicais, em 2006, no Centro de Estudos Musicais da Maia. Foi aluno de piano da professora Marta Oliveira, tendo estudado simultaneamente com o professor Marian Pivka. Em 2015, entrou para o Conservatório de Música do Porto, no qual passou a integrar a classe de piano da professora Teresa Xavier, tendo terminado o curso secundário de piano com nota máxima. Paralelamente, em 2018, frequentou a Talent Music Master Course de Brescia (Itália), na classe do professor Philippe Raskin. Encontra-se atualmente no Koninklijk Conservatorium Brussel, onde frequenta o ensino superior de música – piano clássico, sob orientação do professor Boyan Vodenitcharov.

Realizou o seu primeiro recital de piano, integrado no programa Maia Showcase, em abril de 2013, assim como outros na Póvoa de Varzim, em Felgueiras, no Museu Nacional Soares dos Reis (Porto), no Palacete dos Viscondes de Balsemão (Porto), no ciclo “Convívios ao Piano” (Guimarães), no cineteatro Eduardo Frazão (Gaia) e na sala 2 da Casa da Música (Porto).

Em Portugal, obteve mais de 20 prémios nos principais concursos, de que se destacam: 1º prémio ex aequo no Concurso Nacional de Piano Cidade de Gaia (2015); 1º prémio ex aequo no Concurso Internacional Cidade de Almada (2016); 1º prémio do X e XI Concurso de Piano da Póvoa de Varzim, categoria D e E (2015 e 2016); 1º prémio no Concurso Interno do Conservatório (2016); 1º lugar ex aequo no Concurso Jovem.Com – nível C (2016); 1º prémio no 17º Concurso Internacional Cidade do Fundão, nível V (até 18 anos) (2016); 1º Prémio no XII Concurso Nacional de Piano E. M. São Teotónio (2017); 1º Prémio no IX e XI Concurso Internacional de Piano Paços Premium (2015 e 2017); 2º Prémio ex aequo no Concurso Internacional Santa Cecília – categoria Júnior A – cidade do Porto (2017).

A nível internacional obteve o 1º prémio ex aequo no Concurso Internacional de Piano Cidade de Huesca (2017); 3º prémio no XX Concurso Internacional de Piano de San Sebastian (2017); 3º prémio do público, no Concerto Gala Final da Academia de Música de Poros – Grécia (2017); foi semifinalista do Concurso Internacional Cidade de Ferrol, em 2016 (concurso para pianistas entre 16 e 35 anos); 3º Prémio do International Music Festival Paris (cat. D 17-28 anos) (2018); 1º Prémio no Tadini International Music Competition – Itália – julho 2018.

Foi ainda premiado com a Bolsa de Estudo Yamaha-Maria João Pires (2017) e 1º prémio ex aequo na bolsa BPI (2018).

Participou em várias Masterclasses e consultation lessons de piano, trabalhando com referências internacionais como: Dmitri Bashkirov, Vladimir Viardo, Yves Henry, Pavel Gililov, Philippe Raskin, Ivo Kahánek, Andrew Ball, Dmitri Alexeev, Filipe Pinto Ribeiro, Eldar Nebolsin, Yuri Bogdanov e Sylvia Hsiang-Tai CHU, Svetlana Eganian, Vincenzo Balzani, Juan Lago, Vitaly Samoshco.

 

Compartilhar este post