Já começou o maior espetáculo de Ginástica Acrobática do Mundo

Já começou o maior espetáculo de Ginástica Acrobática do Mundo

As provas da VII Maia FIG Acro World Cup  (Taça do Mundo da Maia de Ginástica Acrobática) arrancaram hoje, o primeiro de dois dias de qualificações. Em competição vão estar cerca de uma centena de ginastas, provenientes de 11 países. Números que fazem desta uma das maiores edições de sempre da Taça do Mundo da Maia.
Portugal, que de ano para ano se tem afirmado como uma das potências mundiais da disciplina, irá participar em quatro das cinco categorias em competição, deixando de fora apenas a categoria Par Masculino. A delegação Portuguesa é composta por:

Par Feminino: Mariana Candeias e Marta Nunes (Ginásio Clube Português);
Par Misto: Bruno Tavares e Beatriz Ferreira (Sociedade Euterpe Alhandrense);
Grupo Feminino: Ana Pratas, Ana Fontes e Isis Coutinho (Associação Académica de Coimbra)
Grupo Masculino: João Pereira, Henrique Piqueiro, Henrique Silva e Miguel Silva (Acro Clube da Maia)

Pela frente, os atletas portugueses têm alguns dos melhores ginastas do mundo. A Rússia trouxe à competição 18 ginastas, entre eles o trio feminino medalhado Anastasiia Aidukova, Alina Ibatullina e Victoria Korniychuc. Outra das maiores delegações presentes é a da Bélgica, com 10 ginastas, entre eles o Par Masculino, Robin Casse e Kilian Goffaux, Campeões da Europa e o Par Feminino Noemie  Lammertyn e Lore Vanden Berghe, também  medalhados do Campeonato da Europa.
«De ano para ano a competição tem crescido não só em número mas também em qualidade, contribuindo para o prestígio de Portugal e da ginástica nacional», sublinhou Teresa Loureiro, vice-presidente da FGP na conferência de imprensa.

A VII Maia FIG Acro World Cup  decorre em simultâneo com a 12ª edição do MIAC – Maia International Acro cup, em conjunto os dois eventos trazem à cidade que os recebe mais de 1200 participantes. O presidente da Câmara Municipal da Maia, António Domingues da Silva Tiago, sublinhou o impacto de ambos os eventos na economia do município e o impacto no Turismo da região. Estima-se que os quatro dias de evento terão um impacto na economia local de mais de 5 milhões de euros.

Os números comprovam porque, em conjunto, este é um dos maiores eventos de Ginástica Acrobática do mundo com mais de 1200 pessoas inscritas, entre eles mais de 1000 ginastas;  66 delegações de 19 países; mais de 150 voluntários, num total de 8000 horas de voluntariado; 4600 dormidas no parque hoteleiro da região; 8000 refeições servidas e  10 000 visitantes.

O Complexo Municipal de Ginástica da Maia será o palco de ambos os eventos, numa organização da Federação de Ginástica de Portugal (FGP) e do Acro Clube da Maia, sob a égide da Federação Internacional de Ginástica e com o apoio da Câmara Municipal da Maia.

Compartilhar este post