Folgosa recebe 1ª Gincana de Tratores

Folgosa recebe 1ª Gincana de Tratores

No próximo domingo, dia 5 de agosto, a freguesia de Folgosa recebe, nas instalações da Ucanorte XXI – União Agrícola do Norte, a primeira edição da Gincana de Tratores.

O convívio de agricultores começa de manhã, pelas 11 horas, com um desfile de tratores que parte das instalações da Ucanorte, segue a S. Pedro Fins, Sta. Cristina e volta novamente a Folgosa, ao ponto de partida.

O ponto alto será a gincana, com início marcado para as 14h30, onde os participantes terão a oportunidade de se colocarem à prova e demonstrarem a agilidade no manuseamento e condução de tratores agrícolas.

Sendo uma demonstração de perícia, devidamente cronometrada, com uma forte componente agrícola, a estreia permite uma aproximação dinâmica do público urbano ao mundo rural, naquela que é uma terra forte em agricultores. Os concorrentes terão de fazer-se apresentar com o seguro do trator para que possa ser validado o seguro da gincana.

No dia, haverá ainda uma exposição de tratores e alfaias agrícolas no recinto, que contará também com vários stands, nomeadamente gastronómicos.

A entrada tem o custo de 2 euros para os adultos, sendo gratuita para as crianças até aos 12 anos de idade.

 

Organização espera grande adesão

Pedro Costa, membro da Comissão de Festas em Honra de São Frutuoso e impulsionador do projeto, em conversa com o Jornal da Maia, explicou que a iniciativa surgiu no intuito de «angariar fundos para as festividades da terra, proporcionando, simultaneamente, um convívio agradável aos participantes».

Confirmados estão já dez concorrentes, no entanto as inscrições podem ser feitas presencialmente no dia da prova, sem qualquer custo para os concorrentes, «a participação na gincana é totalmente gratuita», disse.

Quanto às expetativas, Pedro Costa diz serem «elevadas», referindo que espera ter, no mínimo, mil visitantes. Deixou a promessa de que, para o próximo ano, haverá mais uma edição e com novidades, «a iniciativa é para continuar e para o ano haverá, não só uma prova de perícia, mas também uma prova de força».

 

Compartilhar este post