Em Setembro, a Maia sorri para os Blues

Em Setembro, a Maia sorri para os Blues

Nos próximos dias 20, 21 e 22 de setembro, a Câmara Municipal da Maia, através do Pelouro da Cultura, com produção da Trovas Soltas, promove a primeira edição do Maia Blues Fest – Festival Internacional de Blues.

Os concertos terão lugar no auditório exterior do Fórum da Maia e a entrada é gratuita.

Enquadrado nas comemorações dos “500 Anos do Foral da Maia”, esta é mais uma realização que corporiza a estratégia de aproximação dos maiatos à cultura nas suas múltiplas expressões, potenciando a elevação social, a criatividade e multiculturalidade.

Esta primeira edição conta com a presença de artistas nacionais e internacionais. Dos EUA chega-nos a cantora Shanna Waterstown, da Grã-Bretanha o músico Julian Burdock e, de Espanha, o também músico Danny del Toro. O contingente nacional é representado por Budda Power Blues & Maria João e Delta Blues Riders.

Um dos artistas em destaque no Maia Blues Fest – Festival Internacional de Blues serão os Budda Power Blues & Maria João que une num mesmo palco os expoentes máximos nacionais do Blues e do Jazz. Os Budda Power Blues de Braga e com cinco discos editados para além do The Blues Experience (já com Maria João) e, Maria João, cidadã do mundo e com uma carreira que atavessa todas as fronteiras físicas e musicais.

 

PROGRAMA

Sexta-feira, 20 setembro
18h30 | Shanna Waterstown

Autêntica cantora de blues nascida na Flórida nos EUA, é reconhecida como uma verdadeira mulher de blues no circuito internacional de blues. Uma interpretação que nos leva diretamente ao sul dos Estados Unidos através de Chicago. Verdadeira mensageira da música negra americana, esta jovem cantora é dotada da beleza e da voz de uma verdadeira diva do blues, e nunca deixa de nos surpreender.
Shanna canta o seu próprio blues inspirado nos melhores. As suas inspirações são Billie Holiday, Rosetta Thorpe, Ma Mabley, Nina Simone, Big Mama Thornton, Koko Taylor, Etta James, Charles Ray, Muddy Waters, Robert Johnson, Wolf Howling, Buddy Guy, Freddy King, Luther Alison, Bobby Blue Bland etc. …
Shanna apresentou o seu primeiro CD de blues em 2008, “Inside My Blues” / “A Real Woman”. Ela está preparando um segundo CD que em breve estará em movimento.
Shanna Waterstown começou com James Brown, Mud Morgenfield, Buddy Guy, Louisiana Red e Maceo Parker. Suas experiências o levaram em turnê por toda a América, França, Bélgica, Espanha, Suíça, Alemanha, Áustria, Itália, Letônia, Rússia, Polônia, Holanda, etc …
Durante essas inúmeras tournet na Europa, fez alguns dos maiores festivais de blues e jazz, como: O Enghien Jazz Festival, Cahors Festival, Jazz e Blues em Léognan, Blues em VO, Blues a Chedigny, festival dos azuis lilás, azuis vulcânicos. Blues Festival Basel, Blues Festival Baden, Blues Festival Ascona, Jazz Aidlingen, Ecaussine, Jazzzolder-Mechelen etc …
O público permanece seduzido e conquistado por essa voz calorosa e encorpada desse cantor de destaque. É uma estrela em ascensão do Blues feminino. Sem dúvida, o próximo Koko Taylor …

 

Sábado, 21 setembro
18h00 | Julian Burdock e Danny del Toro

O espetáculo de Julian Burdock e Danny del Toro é um caldeirão de diversidade musical que transborda influências e estilos, de blues de gargalhada a funk, incluindo muitas composições originais.
“The Burdock de del Toro” apresenta a incrível guitarra e os fortes vocais sinceros de Julian Burdock (vocalista da banda 5 vezes indicada ao British Blues Awards) misturada com a fantástica e emocionante gaita de Danny del Toro.
Depois de se encontrarem e tocarem juntos na sala de jazz e blues de Londres, Ronnie Scott, eles decidiram se reunir e gravar “Double Dare”, um CD de 11 faixas repleto de histórias e contos sobre pessoas desesperadas e tempos difíceis, whisky, bebida, criadores de inferno e interpretações pessoais de músicas de alguns dos maiores mestres de blues que já viveram, todos … é claro … entregues naquele estilo único e excêntrico do BDT !!!
Desde o seu lançamento em 2014, “Double Dare” recebeu muitas críticas elogiosas, permitindo que a dupla viajasse pelo Reino Unido, Espanha, Alemanha 2014/15.
“The Burdock & del Toro” é uma dupla incrível, cuja capacidade de eletrificar e mover um público é única e imparável, mantendo sempre a música crua, emocionante e enraizada, com uma energia e presença no palco que nunca são inferiores a 180%. Às vezes é bom atravessar para o outro lado dos trilhos da ferrovia … para aquela casa onde sua mãe lhe disse para nunca ir!

 

21h30 | Budda Power Blues & Maria João

Após alguns concertos juntos, os Budda Power Blues e Maria João decidem unir esforços e talentos na criação de um disco “a dois” e que agora está a ser apresentado ao vivo em diversos espaços.
“The Blues Experience” é o resultado da parceria inusitada entre, aquela que é considerada a melhor banda de Blues nacional, Budda Power Blues e a diva do Jazz, Maria João.
Falamos de um disco de Blues, mas desengane-se quem possa pensar que se trata de um exercício de estilo. Trata-se de Blues do século XXI, amplamente influenciado por todas as sonoridades que fazem parte do quotidiano de Maria João, Budda Guedes, Nico Guedes os intervenientes deste disco.
Composto por 10 canções que versam sobre assuntos muito pessoais e frequentemente autobiográficos, “The Blues Experience” é um disco que percorre várias linguagens do blues, resultado do desafio lançado por Budda Guedes a Maria João.
Este álbum é editado com o selo da Mobydick Records.
Apesar de amplamente influenciado pelas raízes do Blues, o som de Budda Power Blues não se limita aos clássicos, considerando-se Budda um cidadão do novo milénio obrigando-se, por conseguinte a procurar novos rumos dentro do género, tal como fizeram todos os Bluesman que o antecederam.

 

Domingo, 22 setembro
16h00 | Delta Blues Riders

Uma viagem pelo universo dos blues, numa estrada de confissões, como quem se encosta ao balcão a desabafar com o barman. Revelam-se histórias de quem percorreu o delta do Mississipi, a Interstate 55 de New Orleans a Chicago. Pelo caminho revivem-se amores, perdem-se em paixões, desgraçam-se no jogo, afundam-se em dívidas … Culmina na procura da rendição através dos blues de uma harmónica perdida no deserto, ecoando com os latidos dos coiotes errantes e ao som de uma guitarra slide…
Oriundos da cidade do Porto e com um reportório deveras apelativo, estes quatro músicos reinventam as sonoridades que originaram os blues (Mississippi) até aos nossos dias, onde os constantes diálogos e dinâmicas genuinamente “bluesísticas”, aliados a uma forte interação com o público, resultam num espetáculo de inédito onde estão presentes todos os instrumentos tradicionais do Blues – harmónica, guitarra, dobro, piano, baixo e bateria – tudo numa banda de apenas 4 membros!
A Delta Blues Riders é a mais completa e carismática banda de blues de Portugal, tendo sido escolhida para representar o blues nacional no European Blues Challenge 2019. Na sua formação estão alguns dos melhores e mais experientes músicos de blues, que acompanharam grandes nomes internacionais, como: Trevor Sewell (UK), Pat “Mother Blues” Cohen (New Orleans), Slam Allen (New York), Chris Bell (Atlanta), Connie Lush (UK), Zakiya Hooker (filha de John Lee Hooker) e Mable John (cantora de Ray Charles da Mowtown Records).
Este grupo é composto por: Paulo Veloso – Voz, piano, guitarra, dobro e harmónica; Jorge Loura – Guitarra; Ricardo Melo– Baixo; e Miguel Pardal – Bateria.

 

 

Compartilhar este post