“Educação em Debate” na Maia

“Educação em Debate” na Maia

Tendo em vista acompanhar e discutir o estado da Educação no concelho da Maia, a autarquia vai passar a convocar encontros regulares com os principais agentes educativos.

Foi com esse espírito que decorreu ontem uma importante sessão de trabalho que juntou à mesma mesa, todas as Associações de Pais, os Diretores dos Agrupamentos Escolares e os Presidentes das Juntas de Freguesia, num total de cerca de 70 pessoas.

«Estes são os principais parceiros da comunidade educativa maiata. É com estes responsáveis que queremos debater assuntos que dizem respeito a todos nós», frisou a vereadora da Educação e vice-presidente da CM Maia, Emília Santos.

A também deputada da Assembleia da República com responsabilidades nesta área, explicou que esta é a primeira de um ciclo de três reuniões anuais que acordou com a Federação das Associações de Pais da Maia (FAPEMAIA) «a próxima será no final do 2º período, para preparar o ano lectivo 2018/19; e a terceira reunião será em Junho, para fazer o balanço do ano escolar», referiu.

Em jeito de manifesto, a autarquia e os agentes educativos do Concelho da Maia assumiram querer trabalhar em rede, porque assim melhoram a identificação dos problemas e a aplicação de soluções. «Se a Câmara Municipal da Maia assumiu como prioridade a defesa do superior interesse das crianças, é nosso dever trabalhar de forma eficaz e partilhada. Este é um dos passos nesse sentido», refere a vereadora.

De acordo com António Silva Tiago, presidente da edilidade, «o Município da Maia elegeu a Educação como bandeira e trabalha para ter as melhores escolas do País», acrescentando que «a aposta na qualidade, no sucesso escolar e no combate à exclusão são as nossas linhas de orientação», transmitiu.

«Queremos escolas amigas das crianças e do conhecimento; escolas que entendam o valor da brincadeira, e onde as crianças possam ser crianças; escolas que se renovem a cada dia e introduzam qualidade no processo de ensino-aprendizagem; escolas com mais criatividade e menos repetição; escolas que respondam às reais necessidades das famílias», elencou Emília Santos, «são objetivos a cumprir!»

Esta reunião contou também com a presença do Delegado Regional da DGEstE Norte, José Mesquita.

Compartilhar este post