Mira Maia Shopping promove Curso Gratuito de Compostagem Caseira

Mira Maia Shopping promove Curso Gratuito de Compostagem Caseira

Hoje, dia 7 de março, pelas 18h30, o Centro Comercial Mira Maia em parceria com a Lipor leva a cabo, nas suas instalações, o Curso de Compostagem Caseira para adultos.

Atualmente, 37% dos resíduos produzidos diariamente em habitações são resíduos orgânicos. O desafio é simples: «Aprenda a transformar os seus resíduos de jardim e restos de preparação de comida num adubo natural que melhora a estrutura dos solos e a resistência das suas plantas», diz a organização.
O curso tem a duração de 3 horas e decorrerá das 09h30 às 12h30, sob a orientação da formadora Cristina Ferreira. A iniciativa está sujeita a inscrição e a um número total de 28 vagas. A todos os participantes será oferecido um compostor.
Fazer compostagem caseira traz inúmeras vantagens, a saber: recicla a matéria orgânica, reintroduzindo-a no solo; reduz a quantidade de resíduos enviados para incineração/aterro; reduz a contaminação da água e solo e a poluição atmosférica; o composto melhora a estrutura do solo e atua como adubo natural, introduzindo no solo organismos benéficos que têm a capacidade de passar os nutrientes da parte mineral do solo para as plantas; melhora a resistência das plantas a pragas e doenças; e tem uma ação positiva na qualidade dos vegetais (alimentar, ambiental e saúde).

Programa
– Noções gerais sobre a Lipor e a Gestão Integrada de Resíduos
– Apresentação da Horta da Formiga
– A compostagem: definição, vantagens, processo, materiais
– Condições ideais na compostagem
– Escolha do compostor
– Aplicação do composto
– Contacto directo com a Horta
– Parte prática a realizar pelos formandos

Inscrições: https://www.lipor.pt/pt/

Compartilhar este post