Concurso para eleição da “Delícia do Porto”, o doce identitário da região!

Concurso para eleição da “Delícia do Porto”, o doce identitário da região!

Concurso procura «Um doce de todos para todos, que identifique e homenageie o distrito do Porto». “Delícia do Porto” vencedora conhecida no próximo mês de junho.

Junho de 2019 ficará na história da região do Porto. A “Delícia do Porto” será encontrada através de um concurso que pretende eleger a especialidade de doçaria mais identitária do distrito.

Pastelarias, confeitarias, chefs pasteleiros ou de cozinha, associações, federações, bem como entidades privadas ou pessoas singulares do distrito do Porto podem, até 17 de maio, inscrever-se nesta inovadora iniciativa que pretende encontrar “Delícia do Porto”.

De acordo com Olga Domingues, responsável pela organização deste concurso, a iniciativa surgiu «depois de se ter constatado que não há nenhum doce que se possa considerar como sendo característico do Porto”. “Temos muita doçaria, mas é doçaria Portuguesa e nenhuma se pode apresentar como o doce tradicional do Porto», explica.

Sendo o objetivo primordial deste evento a criação de uma doçaria que alie as memórias e saberes à inovação e criatividade, este concurso pretende ainda promover a região do Porto.

De acordo com o regulamento, consultável em deliciadoporto.pt, a especialidade criada deve ter, entre outras características, até 3 dias de durabilidade, conservando todas as propriedades organoléticas, e ser apresentada em doses individuais que não ultrapassem os 100 gramas. É ainda requisito fundamental que seja indicada para todas as idades e fácil de transportar.

Numa primeira fase um conselho de especialistas irá analisar todos os doces candidatos com o intuito de reduzir a 20 as candidaturas a concurso. Posteriormente, numa segunda fase, iniciam-se as eliminatórias onde um júri irá votar para escolher 10 doces finalistas.

Estas 10 especialidades finais irão ser disponibilizadas em vários estabelecimentos comerciais, a indicar em breve, para que o público as possa provar e votar através da APP “Delícia do Porto” – disponível no final de Maio. O resultado desta votação terá um peso de 30% no apuramento do vencedor e será adicionada à votação do júri durante a Grande Final, que terá lugar em Junho e elegerá a “Delícia do Porto”.

O vencedor será homenageado com um prémio de dez mil euros, para além de poder ostentar o estatuto de ser o criador da “Delícia do Porto”, podendo participar nos eventos, feiras nacionais e internacionais, onde a especialidade criada venha a ser promovida.

Compartilhar este post