Carga eléctrica de automóveis chega ao Fórum

Carga eléctrica de automóveis chega ao Fórum

10 postos de carregamento “Net Zero Carbono” vão ser criados no Fórum.

A Câmara Municipal da Maia, em parceria com a EDP Comercial, no âmbito do projecto “Base Living Lab – Net Zero Carbon City”, vai proximamente, criar 10 postos de carregamento de automóveis eléctricos visando o enriquecimento do “E-hub” (postos) público.

Estes postos, previstos para o estacionamento exterior do Fórum da Maia, terão 2 baías de carregamento rápido e 8 de semi-rápido.

O projeto “Base Living lab: Net Zero Carbon”,financiado pelo Fundo Ambiental, que tem como objetivo criar um território com balanço zero em emissões de carbono, pretendendo para esse efeito tornar o Parque Central e toda a zona envolvente, onde se inclui o Parque de Estacionamento Exterior do Fórum da Maia, num espaço de teste, demonstração e apropriação de soluções tecnológicas que promovam a descarbonização da vivência em cidades.

 

Remodelação da área

A implantação do sistema irá obrigar a “puxadas” de energia para o local e respectivas obras no solo, aproveitando a CM Maia para uma renovação total da área com criação de sonas pública e privada, quiosque, esplanada e arborização.

As obras de infraestrutura civil ficarão a cargo da CM Maia, sendo de responsabilidade da EDP o fornecimento e instalação de equipamentos e sinalética associada, bem como a operação e manutenção do sistema.

Adicionalmente irá já ser garantida a reserva para projecto futuro de implementação de carregadores no piso -1 por parte da CM Maia.

O acordo terá a duração de 10 anos renováveis por períodos de um ano.

Resta dizer que a tecnologia e equipamentos escolhidos pela EDP Comercial são manufacturados pela maiata Efacec.

 

Compartilhar este post