Campeonato do Mundo de Ginástica inicia hoje com 7 atletas portugueses, 2 delas da Maia

Campeonato do Mundo de Ginástica inicia hoje com 7 atletas portugueses, 2 delas da Maia

Começou hoje o 48º Campeonato do Mundo de Ginástica Artística Feminina e Masculina que se realiza, até ao próximo dia 3 de novembro, no imponente complexo desportivo Aspire Academy, em Doha, capital do Catar.

Mais de 500 ginastas, em representação de 76 países, competirão durante os próximos 4 dias nas provas de qualificação, distribuídos por 11 subdivisões na vertente feminina e 10 na vertente masculina. Portugal faz parte da subdivisão 3, em GAF, e da 10, em GAM. Portugal marca presença com um total de 7 ginastas Seniores, 4 femininas e 3 masculinos.

Esta será a primeira participação internacional de Petrix Barbosa ao serviço da Seleção Nacional para, até 2016, representou as cores da bandeira brasileira. O ginasta optou por adquirir a nacionalidade portuguesa para que a Ginástica Artística Masculina nacional evolua e chegue a patamares cada vez mais elevados. Para esta primeira competição o ginasta tem grandes objectivos: alcançar pelo menos uma final. O próximo passo será a obtenção da autorização por parte do Comité Olímpico Internacional para que o ginasta possa olhar mais à frente, tendo como meta principal a qualificação para os Jogos Olímpicos 2020.

A competição tem início hoje com as qualificações de Ginástica Artística Masculina nos 6 aparelhos, sendo que os ginastas lusos apenas entram em prova amanhã, dia 26. A equipa nacional de Ginástica Artística Feminina tem o seu momento de apuramento nos 4 aparelhos no próximo sábado, 27 de outubro. Os restantes dias de competição estão reservados para as finais.
Será no Catar que os primeiros lugares para Tóquio 2020 estarão a ser disputados, juntamente com as 42 medalhas deste Mundial.

EQUIPA PORTUGUESA
Ginástica Artística Feminina
Beatriz Dias e Mariana Pitrez (Acro Clube da Maia)

Filipa Martins (Sport Club do Porto)

Mariana Marianito (Lisboa Ginásio Clube)

Treinadores
Cristina Gomes, José Ferreirinha, Paula Barata
Juiz
Liliana Rodrigues

Ginástica Artística Masculina
Bernardo Almeida e Petrix Barbosa (Lisboa Ginásio Clube)

Simão Almeida (Ginásio Clube Português)

Treinadores
Pedro Almeida, José Dias e Yin Alvarez
Juiz
Paulo Mota

Fisioterapeuta | João Almeida
Team Manager | André Nogueira
Chefe de delegação | Luís Arrais

 

Compartilhar este post