Autarquia define três fases distintas para o desconfinamento na Maia

Autarquia define três fases distintas para o desconfinamento na Maia

Esplanadas, ecocaminho, parques urbanos e Biblioteca da Maia abrem hoje. Este é o primeiro de três passos de desconfinamento decretados pelo presidente do Município.

Em despacho assinado a 15 de maio, António Silva Tiago decretou medidas de desconfinamento do concelho, a decorrer em três fases distintas. A partir de hoje, as esplanadas podem voltar a abrir, é autorizada a retoma progressiva das atividades desportivas individuais ao ar livre em instalações municipais, é reaberto o skate park do Complexo da Cidade Desportiva, reabrem ao público a Biblioteca e Museu municipais, bem como as galerias de exposição.

Continuam, assim, encerrados «os parques infantis e equipamentos de ginásio ao ar livre e outros equipamentos e mobiliário cuja utilização implique contacto físico dos utilizadores».

Já no que às esplanadas diz respeito, o presidente do Município vai propor à Câmara um plano para facilitar, de forma temporária, a implantação ou expansão destes equipamentos. António Silva Tiago vai ainda propor a reabertura dos estabelecimentos comerciais com mais de 400 m2 com porta direta para a rua.

Ao tomar a decisão do desconfinamento progressivo, o presidente da Câmara Municipal da Maia sublinha que «se tem assistido à diminuição da taxa de crescimento diário de novas infeções no concelho da Maia, aprofundando a tendência de decréscimo sentida já na avaliação anterior (nos últimos 15 dias, a média da taxa de crescimento diário de novas infeções é de 0,57%, sendo de 0,73 na Área Metropolitana do Porto, 0,65% no Norte e 0,97% em Portugal)».

A reabertura de feiras e mercados está programada para o próximo dia 25 de maio, «apenas para vendas de produtos frescos».

O dia 1 de junho marca a reabertura dos estabelecimentos municipais de ensino pré-escolar, a reabertura dos auditórios municipais e dos jardins da Quinta dos Cónegos, o fim da isenção do pagamento das tarifas de estacionamento nas zonas reguladas por parcómetros, o regresso progressivo ao trabalho presencial nos serviços municipais e a retoma do atendimento presencial nos Gabinetes de Inserção Profissional e nos Gabinetes de Atendimento Integrado Local.

Compartilhar este post