Alfaias Agrícolas – A Ruralidade

Alfaias Agrícolas – A Ruralidade

Desde o passado dia 1 e até ao próximo dia 31 de dezembro, a exposição “Alfaias Agrícolas – A Ruralidade” poderá ser visitada nas galerias do Centro Comercial Maia Jardim.

A iniciativa pretende dar a conhecer a coleção etnográfica do Museu da Maia. O Museu de História e Etnologia da Terra da Maia tem na sua base uma coleção etnográfica, coleção Moreira de Figueiredo, recolhida no concelho da Maia durante as décadas de setenta e oitenta com o objetivo de registar, através de objetos, os mais destacados aspetos da ruralidade e do quotidiano maiato.

Esta coleção, composta por cerca de 200 objetos, com destaque para os ciclos agro-laborais do linho e dos cereais, e para sistemas de atrelagem de animais, foi sendo enriquecida com incorporações de outros materiais relacionados com as tecnologias tradicionais utilizadas no transporte e elevação da água e com objetos que documentam profissões e atividades extintas, algumas das quais poderá visitar na exposição que se encontra patente ao público no Museu.

A exposição poderá ser visitada todos os dias, das 9 às 23 horas, com entrada é gratuita.

 

Compartilhar este post