“África do Sul Um Mercado para Internacionalização”

“África do Sul Um Mercado para Internacionalização”

Esta manhã, o Salão D. Manuel I, situado no interior da Câmara Municipal da Maia, acolheu um Seminário sobre Negócios e Investimento, intitulado “África do Sul Um Mercado para Internacionalização”.

A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal da Maia em parceria com a Embaixada e o Consulado da África do Sul contou com a presença de António Silva Tiago, presidente da autarquia; Paulo Ramalho, vereador com o pelouro da competitividade económica, relações internacionais e turismo; Alvin Botes, Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros da África do Sul; Rui Fragoso, Diretor Geral da Câmara de Comércio Luso-Sul Africano e Mmamokwena Gaoretelelwe, embaixadora da África do Sul em Portugal.

Paulo Ramalho teve a cargo a abertura deste Seminário, onde salientou a importância da relação entre Portugal e África do Sul, referindo que «num mundo fortemente globalizado, como nós vivemos hoje, em que o comércio internacional se faz com qualquer país do mundo, é muito importante que nós façamos ações desta natureza para que os empresários portugueses, neste caso os da Maia, estejam sempre habilitados a perspetivar novos mercados». O vereador referiu ainda que o nosso concelho tem um «papel muito importante porque tem uma comunidade empresarial muito forte», destacando que «somos o maior exportador da Área Metropolitana do Porto (AMP) e o quarto no país».

No final, Paulo Ramalho refere ser importante «não esquecer que, historicamente, Portugal tem grandes relações com África do Sul».

Após a sessão de abertura decorreu uma mesa redonda, na qual participaram o diretor executivo da Fundação AEP, Paulo Dinis; o diretor executivo da Sodecia, Filipe Moutinho e o administrador do Grupo Rangel, Luís Marques. Para terminar, realizou-se um debate, onde os participantes puderam tirar dúvidas sobre a atividade empresarial. No final, Silva Tiago fez a sua intervenção e destacou as qualidades do município em termos empresariais, incentivando os empresários da Maia a investir na África do Sul, apontando as enormes oportunidades neste país, que é o mais potente, importante e rico de África.

Compartilhar este post