A encíclica “Laudato Si” e as alterações climáticas

A encíclica “Laudato Si” e as alterações climáticas

A conferência organizada pela Vigaria da Maia, proferida pelo professor universitário Nuno Martins da Universidade Católica do Porto, subordinada ao tema «A encíclica “Laudato Si” e as alterações climáticas», realizar-se-á na Casa do Povo de Vermoim no próximo dia 26 de Abril a partir das 21.30 horas.

A Humanidade tem, já hoje, de «arrostar com as consequências, não raras vezes, trágicas e nefastas dos impactos que as alterações climáticas estão a provocar a nível planetário».

Num documento «lúcido e inspirador», o Papa francisco, lançou um alerta que interpela as consciências dos líderes mundiais, mas também de cada um de nós, propondo uma meditação profunda e imprescindível, sobre a responsabilidade que nos cabe, individual e coletivamente, de cuidar da Casa Comum.

Depois da encíclica “LAUDATO SI”, que o Papa tornou pública a 24 de Maio de 2015 «não nos é dado permanecer na ignorância ou indiferença, porque este documento vem precisamente em auxílio do nosso discernimento e tomada de consciência da importância do agir local, na casa de família e na comunidade a que cada um pertence e em que se integra, para desse modo participar na inevitável mudança global que é preciso operar e para a qual urge agir».

Aberta ao público em geral, esta conferência tem por objetivo essencial «escutar um especialista e promover um amplo debate público que favoreça o esclarecimento e o despertar das consciências para uma realidade concreta que afeta já hoje largos milhões de pessoas em todo o Mundo», refere o padre António Orlando dos Santos, da Vigaria da Maia, em nota de imprensa.

Compartilhar este post